05/08/2011

As bonitas sofrem mais


Comportamento Animal

Fêmeas atraentes de babuínos são alvo de 'bullying'

Comida não é o único motivo de discórdia entre fêmeas de um grupo

Pesquisadores mostram que sexo pode ter uma importância bem maior do que se imaginava entre fêmeas de babuínos
Pesquisadores mostram que sexo pode ter uma importância bem maior do que se imaginava entre fêmeas de babuínos(Thinkstock)
A beleza é um fardo pesado para uma fêmea de babuíno: o que a torna atraente e a coloca em um patamar elevado para a escolha do macho ‘boa-pinta’ também pode torná-la mais vulnerável à intimidação das rivais. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do German Primate Center, na Alemanha, e da Zoological Society of London, na Inglaterra, fêmeas prontas para o acasalamento são alvos de bullying praticado por outras fêmeas do grupo. O tormento pode ser até duas vezes maior se a fêmea estiver sob a proteção de um macho. 
"As fêmeas sexualmente receptivas são mais atacadas pelas 'colegas' que qualquer outra fêmea", diz Elise Huchard, autora do estudo publicado no periódico científico especializadoBehavioral Ecology. Os resultados do trabalho revelam que o sexo tem uma importância muito maior na dinâmica social entre fêmeas de primatas do que pesquisadores especulavam anteriormente. "Ficamos surpresos com a descoberta." 
Enquanto a maioria dos estudos com primatas deu atenção aos conflitos existentes entre machos, pouco foi pesquisado sobre o comportamento das fêmeas. Pensava-se que elas brigavam apenas por comida – filhotes e gestação pedem reservas maiores de energia -, e eles, por sexo. "Esperávamos que as fêmeas em busca de sexo fossem agressivas. A pesquisa mostrou que, na verdade, elas eram as vítimas."
Para chegar aos resultados, a equipe registrou 1.027 conflitos ocorridos com 27 fêmeas de babuínos de dois diferentes grupos no parque Tsobis Leopard, na Namíbia, por 18 meses. Fêmeas que esperavam filhotes eram realmente mais agressivas em função da busca por alimento, mas não eram alvos de agressão. As fêmeas que estavam prontas para o acasalamento se tornavam vítimas, mas não assumiam um comportamento agressivo. Uma explicação estaria na possibilidade de que o stress gerado por uma postura mais firme poderia interferir em uma futura concepção. Aturar o bullying e adiar a briga seria, enfim, uma maneira de garantir a procriação.